Qual é o melhor índice no financiamento imobiliário: TR, Poupança ou IPCA?
Conheça a diferença dos índices para o crédito
Com a queda da Selic, para 2,0% ao ano, (Taxa histórica, a menor dos últimos anos) e a redução nas taxas de juros para o financiamento imobiliário dos bancos, o crédito para imóveis voltou a ser atrativo e bem interessante para quem deseja comprar imóvel.
A Caixa reduziu o piso de financiamento imobiliário para 6,25% ao ano mais a taxa referencial (TR). Os bancos privados também reduziram as taxas do financiamento imobiliário, o Bradesco e Itaú estão com taxas de 6,90% mais a TR e o Santander com taxas de 6,99% mais a TR. Acesse aqui e veja: Qual é o Melhor banco para o seu financiamento imobiliário?
Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), cresceu o número de financiamento de imóveis. Entre janeiro e setembro de 2020, foram financiadas aquisições e construções de 279,1 mil unidades, resultado 34,4% maior que o mesmo período de 2019.
Além da redução nas taxas de juros no financiamento imobiliário, os bancos oferecem aos compradores novas modalidades de crédito imobiliário. O financiamento pode ser corrigido pela famosa TR – Taxa Referencial, IPCA - Ìndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, Taxa Fixa e, agora pela poupança.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza modalidades de financiamento habitacional com correção pela TR, IPCA (Eles atualizam mensalmente o saldo devedor na data de vencimento das prestações) e com taxa de juros fixa, nessa modalidade não haverá correção como nas outras (TR e IPCA), a taxa de juros é fixa, porém os valores das prestações vão variar conforme o sistema de amortização, que estabelecem durações máximas diferentes dos contratos (20 ou 30 anos).